segurança patrimonial

Entende-se por segurança patrimonial o conjunto das mais variadas ações para prevenir a deterioração e a perda dos bens que possuem valor patrimonial, sejam esses bens pertencentes a empresas ou pessoas. 

Sabe-se que bens como imóveis, veículos e estoque estão sujeitos a vários tipos de dano e não é novidade que muitos são aqueles que pretendem se apossar de tais bens de forma ilícita, cometendo roubos e usurpando o patrimônio de quem o construiu legitimamente. 

Segurança Patrimonial aplicado para empresas

No caso de empresas, além do material humano, a tecnologia que está à disposição para a prestação do serviço é imprescindível para o bom funcionamento do trabalho e para a garantia de satisfação daqueles clientes que se beneficiam do serviço ou produto fornecidos pela empresa.

Também no caso daquelas que trabalham com estoque, a disponibilidade dessa reserva é fundamental para que se possa atender a demanda com eficiência, pois se a empresa não pode garantir que haja estoque, não pode garantir suas vendas e sua receita e, consequentemente, não terá sentido manter anúncios, clientela e mão de obra, pois o produto a ser fornecido pode perder-se ou deteriorar-se, por falta de segurança. 

Segurança Patrimonial é um gasto?

Logo, vê-se que no fim das contas, segurança patrimonial não é um gasto, mas um investimento, pois cada produto ou maquinário que se perde precisa ser substituído, gerando novas despesas e causando um déficit desnecessário cada vez que se perde um bem. Assim, empresas que investem em segurança patrimonial são naturalmente mais saudáveis financeiramente, além de atrair mais clientes e compradores, pois a segurança patrimonial é um fator que transmite confiança a quem deseja contratar o serviço ou adquirir o produto de uma empresa. 

A criminalidade como um todo assola cada vez mais o país e um empresário ou uma empresária competente deve ter em mente que não só quando está nas suas horas de trabalho deve gerir e garantir a sua empresa, mas também nas suas horas de descanso, em que sua atenção está voltada para sua família, para o seu lazer ou seus outros compromissos e afazeres. 

Mais segurança para seu patrimônio

Naturalmente nesse momento seu maquinário, tecnologia ou estoque está mais vulnerável, pois a atenção de todos aqueles que lidam esses bens não se encontra ali e não é característica de um administrador competente deixar à sorte os bens que garantem a manutenção de sua empresa. E se há segurança, tanto para o maquinário que é utilizado no serviço, como para o estoque do produto que é vendido, a empresa pode planejar-se para atender seus clientes de forma mais segura e garantir que o resultado final será alcançado, aumentando assim a confiança de quem contrata e compra, como também o renome e o respeito perante a toda a rede de concorrentes e empresas afins.

Por isso os mais diversos estabelecimentos, públicos ou privados, dos mais variados setores, investem cada vez mais em segurança patrimonial, pois uma empresa que possui segurança em relação a seus bens pode planejar-se e organizar-se melhor, confiando na sua durabilidade de sua tecnologia e no valor de seus produtos, garantindo assim o funcionamento integral de seu estabelecimento e a prestação adequada de seus serviços.