Com a crescente inserção das abordagens psicológicas e psiquiátricas nos meios forenses, uma ciência que vem ganhando cada vez mais espaço é a Criminologia em Criminal Minds, a abordagem que leva em conta os diversos elementos do crime, observando suas causas e motivações, possibilitando a adoção de medidas mais adequadas de prevenção e combate a futuros delitos.

ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EFICIENTE

Enquanto as áreas relacionadas à perícia criminal procuram a valoração das provas para elucidar um caso em questão, a Criminologia procura respostas observando os aspectos sociais e psicológicos do criminoso e da vítima, buscando as motivações daquele crime e oferecendo como resposta a valoração sobre até que ponto situações que aparentemente não estavam relacionadas com aquele crime, influenciaram a conduta do criminoso.

O resultado dessa abordagem multidisciplinar é a identificação de padrões estatísticos que evidenciam onde está a falha social ou psicológica que gera o delito, o que possibilita ao criminologista apontar e elaborar soluções para corrigir tais falhas, sem que isso signifique uma absolvição injusta do criminoso ou uma desatenção à dor das vítimas.

CRIMINOLOGIA E EMPRESAS PRIVADAS

O trabalho do profissional criminologista não se limita apenas à segurança pública ou a interesses institucionais, pois serve também de auxílio a empresas privadas, que necessitem proteger seu patrimônio e se resguardar da violência e da criminalidade em geral e recorrem à preventivas para isso. Outra área de atuação relacionada a empresas, onde cada vez mais os profissionais com conhecimentos de criminologia vêm sendo requisitados, é o setor de departamento pessoal e recursos humanos. As empresas querem realizar processos seletivos mais seguros e contratar apenas funcionários que passem confiança, pois integrarão sua equipe diariamente. Logo, nem sempre a equipe de recursos humanos estará apta a verificar se um determinado candidato possui um caráter duvidoso, ou se é mais propenso a cometer um delito futuro. Sendo assim, cada vez mais se vê a necessidade de possuir um profissional com a capacidade de analisar tais características numa entrevista ou análise comportamental.

O QUE É PROFILING CRIMINAL?

Uma das técnicas utilizadas nas investigações criminais é o Profiling Criminal, que evidencia as características prováveis de um criminoso, as quais são deduzidas com base nos comportamentos exibidos no momento de um crime, como também através da análise do histórico de condutas sociais de um indivíduo, mesmo quando fora da ação delituosa. Essa técnica auxilia também na prevenção de futuros crimes, pois evidencia as prováveis características de um criminoso e possibilita uma investigação mais atenciosa antes mesmo do delito acontecer, quando já há suspeita sobre determinada pessoa. O Profiling Criminal, através desse conjunto de informações, como personalidade e comportamento, aliado à circunstâncias fáticas e probabilidades, permite deduzir a imagem psicossocial de um criminoso, já atuante ou potencial, da forma mais precisa possível. É importante destacar que esta técnica não pode ser utilizada de forma isolada, devendo ser utilizada com outros meios de investigação, para evitar ao máximo erros na identificação e punição de um indivíduo.

NECESSIDADE DE UMA CERTIFICAÇÃO RECONHECIDA EM CRIMINAL MINDS

Por fim, vale destacar o alto nível técnico e emocional de quem deseja se especializar em Criminal Minds. Para isso, deve o profissional possuir uma certificação especial, que lhe possibilite lidar com as questões forenses da forma mais profissional possível, utilizando as técnicas adequadas e encontrando as soluções pertinentes. Por isso, se faz necessária uma certificação reconhecida em uma instituição renomada, como é o caso do INSCRIM – Instituto de Criminalística e Ciências Políticas da América Latina.