gestão da Segurança Pública

Cada vez mais as políticas públicas têm se voltado para a área da segurança. Os altos índices de violência não podem ser ignorados pelas autoridades e por isso se vê claramente um aumento do investimento nas instituições ligadas ao setor de segurança pública. Logo, uma maior quantidade de profissionais capacitados está sendo requisitada pelo mercado e a qualificação destes é o principal diferencial na escolha de quais profissionais preencherão os espaços de trabalho.

gestão da Segurança Pública

IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO ADEQUADA

A área de segurança pública lida com os dois principais bens preservados pelo nosso ordenamento jurídico, a vida e o patrimônio. Contudo, essa abordagem não se limita apenas em proteger o patrimônio particular dos cidadãos, mas na preservação das instituições e dos bens públicos e na defesa social como um todo. Portanto, o profissional que atua na respectiva área não pode possuir um nível de conhecimento mediano, pelo contrário, precisa ter um conhecimento especializado, pois irá lidar com o interesse público e com o bem-estar de toda a coletividade.

Diante disso, elencamos 3 cursos oferecidos pelo INSCRIM – Instituto de Criminalística e Ciências Políticas da América Latina, para quem deseja trabalhar com gestão da segurança pública, mas precisa antes de tudo, ampliar seus conhecimentos na área.

FUNDAMENTOS E BASES DA SEGURANÇA PÚBLICA

Um dos cursos essenciais para quem deseja trabalhar com segurança pública é o curso de Fundamentos e Bases da Segurança Pública, que dotará o aluno de conhecimentos referentes à estruturação teórica da área, levando em conta a abordagem histórica, sem, contudo, deixar de lado seu modo de aplicação prática, o curso aborda também a estrutura do sistema prisional brasileiro, peça fundamental na engrenagem da segurança pública do país.

GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Já o curso de Gestão da Segurança Pública se destina àqueles que desejam ser capazes de analisar e elaborar políticas públicas na área de segurança, estabelecendo junto a órgãos públicos ou empresas privadas estratégias eficazes de combate à violência e à criminalidade. Esta certificação possibilita ao profissional constatar claramente quais as políticas de segurança pública atendem de forma mais eficaz determinada região e analisar o porquê de certas políticas públicas de segurança não atenderem de forma eficaz determinado lugar, além de poder identificar quais as diretrizes devem ser adotadas para sanar os erros daquela gestão.

PERITO EM CRIMINOLOGIA FORENSE E SEGURANÇA PÚBLICA

Outro curso para quem deseja atuar na área é o de Perito em Criminologia Forense e Segurança Pública, que como o primeiro, capacita o profissional para elaborar estratégias de combate à criminalidade, mas oferece algo a mais, prepara o aluno para compreender psicologicamente o criminoso, conhecendo os fundamentos da criminologia, podendo assim identificar os tipos de criminosos, bem como quais as motivações para que cometesse tal delito e se o caso retrata uma patologia mental ou um mero desvio de conduta. O profissional habilitado nesta certificação costuma ser muito requisitado no mercado por possuir uma visão ampla de todos os problemas que envolvem a criminalidade e não um olhar que aborda somente as causas e consequências imediatas de um crime.

POSSIBILIDADE DE SE TORNAR UMA REFERÊNCIA EM SEGURANÇA PÚBLICA

Fica claro que o profissional que possui essas certificações será facilmente absorvido pelo mercado, já que os espaços de Segurança pública e de defesa social carecem de profissionais qualificados na área. As empresas e órgãos públicos necessitam cada vez mais de um planejamento institucional adequado e de uma gestão de segurança que consiga abranger as várias áreas de conhecimento inseridas na realidade da segurança pública, motivo pelo qual uma certificação complementa a outra e o profissional que opta por se especializar e integrar o conhecimento de todas elas, certamente se tornará em pouco tempo uma referência na área de segurança pública.