investigação forense e perícia criminal

Quando se fala em investigação forense e perícia criminal muitos já têm o imaginário preenchido por séries de investigação e filmes policiais. É verdade que os bons filmes e séries não passam longe da realidade, mas também é certo que há muito mais da área forense a ser explorada.

O QUE FAZ UM PERITO CRIMINAL?

De acordo com o sistema penal brasileiro, o poder de investigar e punir alguém por cometer infrações criminais se encontra nas mãos do Estado, portanto, o trabalho de um investigador criminal é feito exclusivamente em órgãos públicos e nos institutos de criminalística espalhados pelo país.

O perito criminal pode tanto atuar junto a agentes da polícia civil, como delegados e outros investigadores, como também pode exercer sua função apoiando os Juízes nos tribunais, auxiliando na busca por provas que possam solucionar diversos tipos de crimes, como motivações de um incêndio, falsificação de documentos e até homicídios.

Várias são as atividades exercidas pelo perito e pelo investigador durante a busca por provas, sendo as principais:

  • Análise de substâncias químicas;
  • Análise documentos possivelmente adulterados;
  • Confecção de laudos periciais em processos judiciais;
  • Coleta e comparação de material genético;
  • Análise de aparelhos eletrônicos;

OPORTUNIDADES DE COLOCAÇÃO NO MERCADO EM INVESTIGAÇÃO FORENSE E PERÍCIA CRIMINAL

Devido à natureza do trabalho e à relação com os órgãos públicos, a maioria dos peritos e investigadores são concursados e aqueles que desejam seguir pelo mesmo caminho devem se preparar para enfrentar provas de concurso. Contudo, há peritos que apoiam o Juízo como auxiliares e necessitam apenas de um cadastro no respectivo Tribunal, mas para isso, antes precisam possuir a certificação no curso de perícia correspondente, junto a uma instituição que forneça tal diploma.

As áreas de atuação são várias e dependerá da formação inicial do perito. Há oportunidades na área de Direito, para a maioria dos peritos; Contabilidade, para aqueles que vão exercer a função de peritos contábeis; na área de Química, para os que vão analisar substâncias; Informática, para aqueles que vão buscar provas e evidências em aparelhos eletrônicos; como também na área de Medicina, para análise de cadáveres e delitos contra a vida.

Os peritos podem atuar não somente no auxílio a casos policiais, mas também em centros de pesquisa, laboratórios de medicina, em escritórios especializados, como também em instituições de ensino que se dedicam à pesquisa.

COMO ME ESPECIALIZAR?

Sem dúvidas, a área de perícia criminal exige grande responsabilidade e conhecimento do profissional e, por essa razão, demanda uma grande dedicação, estudo e especialização. Nesse sentido, é importante que aqueles que desejam seguir na área busquem se habilitar com certificações que sejam referência no mercado, como é o caso dos cursos de certificação na área criminal do INSCRIM – Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina.

Num curso da área de perícia o profissional tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a área criminal e terá um contato mais aprofundado com as disciplinas de Criminalística, Medicina Legal, Balística Forense e Análise de Documentos, dentre outras disciplinas correlatas, que servem de base para esta certificação. Seja passando por concurso público ou auxiliando o Juízo com laudos periciais, fica claro que o perito deve buscar uma especialização adequada, com cursos reconhecidos em instituições que possuam profissionais conhecedores do dia a dia forense, com uma formação alinhada à prática, que não se limite ao imaginário das séries e filmes policiais.