Diversos contratos são realizados todos os dias e inúmeros documentos são apresentados nas mais diferentes situações, seja em viagens, em negócios contratuais ou em processos judiciais que tramitam por todo o país. Na grande maioria das vezes, tais documentos são autênticos e os negócios realizados por meio deles são válidos e ocorrem sem maiores problemas.

Contudo, há situações em que não é bem assim, seja pela natureza do negócio ou pelo grande valor do contrato, muitas pessoas procuram obter algum tipo de vantagem ilícita por meio da fraude de documentos. De modo geral, os documentos de valor possuem sistemas de autenticidade próprios, que por si só já confirmam a sua validade, como é o caso das cédulas do real, que possuem mecanismos como marca d’água, imagens reflexivas e número de série.

Contudo, há documentos que não possuem tais mecanismos e se faz necessária a perícia de um profissional habilitado, um perito grafotécnico, para confirmação de sua autenticidade, sobretudo quando há assinaturas, que podem não ser dos verdadeiros titulares daquela relação contratual.

IMPORTÂNCIA DO PERITO GRAFOTÉCNICO

E é aí que surge a figura do perito grafotécnico, um profissional capaz de analisar os mais diversos tipos de documentos, confirmando sua validade ou apontando possíveis fraudes. Uma assinatura falsa, uma impressão que não é feita pelo emissor oficial ou dados que não coincidem com os registros reais, são exemplos de fraudes que podem passar despercebidas pela maioria das pessoas, mas não para o perito grafotécnico qualificado, que é capaz de notar essas irregularidades em qualquer tipo de documento.

VANTAGENS DE SER UM PERITO GRAFOTÉCNICO

O ofício de perito grafotécnico pode ser exercido por qualquer pessoa, desde que esta possua a qualificação necessária. A grande vantagem de adquirir essa especialização é que ela atende profissionais das mais diversas áreas, pois em todas elas são necessárias aferições de validade de documentos, seja para profissionais de recursos humanos, psicologia, medicina ou direito, para aqueles que trabalham com confecção de laudos, pareceres, peças processuais ou certidões diversas. Ademais, o profissional habilitado em perícia grafotécnica pode trabalhar para empresas públicas ou privadas e principalmente para o Poder Judiciário, como auxiliar do Juízo nos processos em que for solicitada sua participação.

NECESSIDADE DE UMA ESPECIALIZAÇÃO ADEQUADA

Contudo, para que se possa exercer este ofício, se faz necessária uma qualificação própria. O profissional que deseja se especializar como perito precisa se habilitar por meio de um curso específico em uma instituição autorizada que forneça este tipo de qualificação, como é o caso do Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina, que fornece o curso de perícia grafotécnica para qualquer interessado, sobretudo para aqueles não têm ainda uma especialização ou curso superior e desejam ingressar na perícia.

Portanto, a especialização como perito grafotécnico é altamente valiosa para quem deseja atuar junto a empresas que lidam com um grande fluxo de documentos, como instituições bancárias, cartorárias e de registro, ou junto ao Poder Judiciário. O mercado grafotécnico necessita cada vez mais de profissionais qualificados, devido ao grande número de empresas que desejam tornar seus processos cada vez mais seguros, bem como pela grande quantidade de processos judiciais em curso, que necessitam de auxiliares técnicos para dar o devido suporte ao Juízo.