O Brasil é o país com maior número de faculdades de Direito no mundo e forma mais de 80.000 bacharéis por ano. Muitos optam por seguir o caminho da advocacia, sobretudo aqueles que já têm familiares ou amigos na área que possam garantir uma colocação rápida no mercado; outros preferem o caminho do concurso público e se dedicam por anos a fio além do tempo de graduação; outros preferem cursos de especialização e pós-graduação, para assim se destacarem no mercado e aumentarem as chances de sucesso profissional. Contudo, ainda que as áreas de atuação sejam diversas, o mercado de trabalho do direito parece estar saturado pelo grande número de profissionais que recebem seus diplomas anualmente.

UM MAR DE PROFISSIONAIS

Essa percepção não é de todo equivocada, mas na verdade o mercado de trabalho do direito está saturado apenas de um tipo de profissional, o pouco qualificado. Como dito anteriormente, mais de 80.000 bacharéis são colocados todos os anos no mercado e ainda que os ramos de atuação sejam diversos, a maioria dos profissionais age como se a graduação fosse o suficiente, como se o diploma adquirido depois de 5 anos de estudo garantisse uma reserva de mercado. Ocorre que o ambiente de trabalho está cheio de profissionais que fazem o básico e as empresas e clientes em geral não escolherão um profissional somente pela sua graduação, é preciso que seu “cartão de visitas” seja diferenciado dos demais, é preciso que seja referência na área em que atue, pois do contrário, pouco importaria escolher outro ao invés deste.

COMO SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO DO DIREITO

A grande dúvida daqueles que ingressam no mercado jurídico ainda sem experiência é se devem ser generalistas, ou seja, abraçar causas dos mais variados ramos ou se devem focar em apenas um nicho e se especializar. Contudo, A prática mostra que o reconhecimento desejado pelo profissional da área do Direito vem do fato de ele ser uma referência em sua área de atuação. A especialização em uma área é, a longo prazo, o que faz o profissional adquirir renome e respeito, pois quanto mais estuda e atua no ramo em que escolheu mais conhece as peculiaridades próprias de seu nicho e assim constrói um nome na respectiva área.

Logo, aquele que deseja se destacar em qualquer ramo do direito deve buscar sair da generalidade e se especializar, com cursos específicos e com foco em uma área determinada, pois os diversos conhecimentos de um mesmo ramo se agrupam e podem ser utilizados em casos variados. Um perito criminal que também é especialista na área de criminologia, por exemplo, poderá identificar melhor as causas e motivações de um crime, da mesma forma um profissional especializado em perícia contábil será mais assertivo e eficaz em causas de rescisão contratual trabalhista.

O SEGREDO DOS PROFISSIONAIS DE REFERÊNCIA 

Portanto, o segredo para ganhar visibilidade em qualquer ramo jurídico é aperfeiçoar o conhecimento em uma área delimitada, conhecendo bem o direito material e se aprimorando com cursos específicos, que agreguem conhecimentos que não constam nos manuais de Direito e que garantam ao profissional uma colocação sólida no mercado, onde  ele poderá atuar constantemente e se tornará pouco a pouco referência em sua área de atuação.