O curso de Gestão da Segurança Pública foi elaborado com o objetivo de preparar o aluno para ser capaz de desenvolver possíveis políticas públicas de combate à violência e à criminalidade, bem como para que possa analisar as políticas vigentes e extrair delas defeitos e pontos positivos, com o intuito de poder apresentar, para órgãos públicos ou empresas privadas, soluções no combate aos delitos e à violência em geral.

O que esperar do curso de gestão da segurança pública?

O programa do curso compreende, dentre outros conteúdos, a ciência da segurança pública, onde o aluno aprenderá a que se destina o conhecimento adquirido na formação oferecida pelo curso e como esta dimensão da gestão da segurança pública pode ser vista sob um viés acadêmico. Aprenderá também sobre o Sistema Prisional Brasileiro, as várias nuances que o compõem e suas peculiaridades. 

Também terá aulas sobre a recuperação do criminoso, o que lhe possibilitará ter um olhar multidisciplinar dentro da questão da segurança pública, pois a ressocialização daquele que comete um crime é um trabalho que exige a compreensão em várias áreas de conhecimento e requer uma abordagem biopsicossocial.  Por último, mas não menos importante, o aluno também aprenderá a gestão de políticas públicas, que compreende a parte operacional do conhecimento adquirido e como ele pode ser desenvolvido na prática perante uma sociedade repleta de demandas, que precisa contar ao mesmo tempo com políticas de prevenção e de combate ao crime.

Ao fim do curso de Gestão da Segurança Pública,  o aluno será capaz de efetuar análises, estudos e pesquisas na respectiva área, o que o credencia para fornecer de forma fundamentada, informações necessárias para o poder público nas políticas públicas de combate à violência e à criminalidade, bem como para empresas privadas, na defesa de seus interesses pessoais e patrimoniais.

A quem se destina?

O curso também se destina para aqueles que já atuam em áreas que de algum modo se relacionam com as temáticas da criminalidade e violência, isto é, para aqueles que cursam ou trabalham na área do Direito, da segurança pública ou privada, para aqueles que têm algum contato com a psicanálise e para os que já são ou desejam ser peritos ou assistentes judiciais, bem como para os que desejam prestar concurso para as Forças Armadas ou outros concursos correlatos e para as demais áreas afins.

Qual a metodologia?

A metodologia de ensino do curso de gestão da segurança pública segue uma perspectiva moderna, que utiliza diversos recursos, visando promover uma maior interação dos alunos e valendo-se do ensino à distância, combinando perfeitamente teoria e prática, com atividades complementares que enriquecem o aprendizado e dão a oportunidade de desenvolvimento. O curso é dividido em diferentes módulos de estudos e conta com uma prova de avaliação de conhecimentos para cada módulo. Ao fim do curso, o aluno, se aprovado com nota acima de 7,0, estará habilitado a receber o Certificado de Conclusão do Curso que poderá ser baixado na própria plataforma do INSCRIM – Instituto de Criminalística e Ciências Políticas da América Latina.

O profissional de gestão de segurança pública

O profissional que conclui o curso de gestão da segurança pública, além de agregar um importante conhecimento ao seu currículo, estará apto a prestar auxílio a diversas instituições, públicas ou privadas, que necessitam cada vez mais de meios para combater a violência generalizada em nossas cidades, violência esta que afeta a todos e não somente às vítimas diretas dos delitos. Portanto, o profissional que se especializa como gestor da segurança pública obtém conhecimentos valiosos e que são perfeitamente aplicáveis tanto como políticas públicas para toda a sociedade, para prevenção de pequenos delitos em ambientes privados ou para a ressocialização de criminosos que precisam ser reinseridos na sociedade.