Sobre o INSCRIM

O INSCRIM, Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina, é uma entidade voltada exclusivamente para a prestação de serviços periciais, assistência técnica, estudo da criminologia e desenvolvimento das ciências forenses e policiais.

Único centro de excelência na prestação de serviços de perícia e assistência técnica em todas as áreas do conhecimento, o INSCRIM possui estrutura para atender aos advogados, promotores, comissões parlamentares de inquérito municipais, estaduais e federais e também a órgãos públicos da administração direta e indireta.

Para tanto, o INSCRIM atua através de convênio com as diversas entidades de classes e associações de advogados, promotores, juízes e órgãos da administração pública direta e indireta, podendo também atender diretamente aos profissionais.

O escritório com sede em São Paulo, capital, é administrado pelo Diretor de Perícias Técnicas, Prof. Dr. Paulo Sérgio de Salvo, com formação acadêmica em Direito, pós graduado em Perícia Criminal e Ciências Forense, Direito Processual Penal, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito do Consumidor.

Atua como Perito Judicial nas especialidades de Grafotecnia, Falsidade Documental, Áudio e Vídeo e Avaliação de Imóveis em diversas varas estaduais, federais e trabalhistas em todo território nacional, tendo larga experiência nos Tribunais.

Presta serviços como Assistente Técnico para escritórios de advocacias, empresas, conselhos de classes, cartórios, imobiliárias, construtoras, bancos, órgãos públicos, associações, federações e particulares.

Exerce a atividade de professor dos cursos de Perícia Judicial, Perícia Grafotécnica, Perícia em Falsidade Documental e Perícia em Avaliação de Imóveis no CONPEJ – Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil.

Atualmente é Delegado Regional do CONPEJ – Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil no Estado de São Paulo, Diretor do INSCRIM, professor, perito, assistente técnico, conciliador e mediador cadastrado no TJSP e membro da Câmara Privada de Conciliação e Mediação Ideaall.

O Presidente do INSCRIM

O INSCRIM tem como Presidente o Comendador Professor José Ricardo Rocha Bandeira, Graduado em Administração e Gestão da Segurança Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, pós Graduado em Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes, Especialista em Gestão da Segurança Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Diplomado em Ciências Políticas e Estratégia pela Escola Superior de Guerra/ADESG com Especialização em Criminologia e Psicanálise pelo IBRC – Instituto de Responsabilidade Civil. Tendo exercido as atividades de Sub Comandante de Segurança Institucional do Círculo dos Oficiais do Corpo de Bombeiros do Munícipio de Nilópolis/Rio de Janeiro, Conselheiro de Segurança Pública da Federação das Academias de Letras do Estado de São Paulo e Conselheiro de Segurança Pública do IBRC – Instituto Brasileiro de Responsabilidade Pública.

Atualmente é Presidente do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil, Diretor do Núcleo de Estudos Avançados em Prevenção e Perdas do CONPEJ, Perito com notória especialização – Lei federal nº 8.666/93 Art. 13/II e Art. 25 parágrafo 1º, nas áreas de Perícia em Falsidade Documental, Perícia Grafotécnica, Gemologia e perícia em inteligência Empresarial.

Exerceu atividade de Professor de Perícia Grafotécnica e Falsidade Documental para o SIPM – Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha, MPM – Ministério Público Militar, Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Ministério da Aeronáutica, SIM – Serviço de Identificação da Marinha e CONPEJ – Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil, Professor de Inteligência Estratégica e Auditoria de Fraudes para o TSE – Tribunal Superior Eleitoral e Professor de Ciências Política e Estratégia da ESG/ADESG – Escola Superior de Guerra.

Autor de diversos artigos nas áreas de Segurança e perícias e do Livro: CRIMINOLOGIA – Estelionato e Contos do Vigário. Filiado ao CRA – Conselho Regional de Administração do Estado do Rio de Janeiro, AUDIBRA – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, SEPE – Sindicato dos Professores do Estado do Rio de Janeiro e a SBPI – Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa/ São Paulo.

• Título de Cidadão Benemérito da Cidade do Rio de Janeiro – Câmara Municipal de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro;

Moção de Congratulações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Dep. Estadual Coronel Jairo;

Moção de Congratulações da Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro – Vereador Profº Uoston;

Moção de Congratulações da Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro – Vereador Paulo Mello;

Moção de Congratulações da Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro – Vereador Jorge Babu;

Moção de Congratulações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Dep. Estadual Iranildo Campos;

Embaixador da Ordem dos Cavaleiros de Nossa Senhora de Buenos Aires no Brasil;

Marquês de Ales da Casa Real de Gevaudan, Outorgado por sua Alteza Real Príncipe Don Rubens Alberto Gevaudan / Argentina;

• Grau de Comendador outorgado por sua Alteza Imperial Príncipe Dom Pedro de Alcântara Orleans e Bragança – Ordem do Mérito Marques de Pombal;

Chanceler da ordem do Mérito Dom João VI;

Comendador pela Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo;

Grão Mestre – Ordem do Mérito Herói Gonçalo Pires Bandeira de Portugal;

• Grau de Comendador pelo Instituto Cultural da Fraternidade Universal;

Comendador da Soberana Ordem da Legião Missão Ecumênica;

Grande Oficial da Ordem do Mérito do Turismo, Hotelaria e da Gastronomia;

Grão Mestre da Ordem do Mérito Pericial;

Grande Oficial da Academia Brasileira de Desenho e Artes Visuais;

Acadêmico Imortal da Academia de Letras da Mantiqueira / São Paulo;

Membro da Federação das academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo;

Medalha Presidente Juscelino Kubicheck – Academia Guanabariana de Letras e Artes;

Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural e Cientifico Imperador Dom Pedro II;

Moção do Clube Comary / Rio de Janeiro;

Membro da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de Minas Gerais;

Placa de Homenagem do II Tribunal Federal de Justiça Arbitral;

Medalha do Mérito Anita Garibald;

Moção da Academia PREV por serviços prestados;

Medalha Nise da Silveira;

Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Organização Mundial dos Esportes;

Homenagem do Clube dos Empreendedores;

Medalha General Euclides Figueiredo – PUMART;

Medalha Tiradentes – FALASP;

Placa de Homenagem do serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha;

Medalha Mérito Assis Chatobriand;

Placa de Homenagem do Departamento de Pessoal Militar da Marinha;

Medalha Lealdade Loja Maçônica;

Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil;

Medalha do Mérito Cultural Elizabeth Kinga – ABD;

Diploma de Homenagem do Serviço de Identificação da Marinha;

Medalha do Mérito Thomé de Souza;

Medalha do Mérito Real Arco – Maçonaria Rito de York;

Honra ao Mérito do Corpo de Bombeiros Municipal de Nilópolis / Rio de Janeiro;

Medalha Sangue de Herói da Associação dos Ex-Combatentes do Rio de Janeiro.